PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA–SERVIÇO A DOMICÍLIO PARA IDOSOS E PES

O Serviço de Proteção Social Básica no Domicilio para Pessoas com Deficiência e Idosos, tem por finalidade a prevenção de agravos que possam provocar o rompimento de vínculos familiares e sociais dos usuários. Visa a garantia de direitos e desenvolvimentos de mecanismos para inclusão social, a equiparação de oportunidades e a participação e o desenvolvimento da autonomia das pessoas com deficiência e pessoas idosas, a partir de suas necessidades e potencialidades individuais e sociais, prevenindo situações de risco exclusão e isolamento.

 

REQUISITOS/DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Requisitos: Pessoas com deficiência e/ou pessoas idosas que vivenciam situação de vulnerabilidade social pela fragilização de vínculos familiares e sociais e/ou pela ausência de acesso a possibilidade de inserção, habilitação social e comunitária.

 

Documentos: Certidão de nascimento ou casamento; RG, CPF, Título de eleitor, carteira de trabalho; comprovante de residência (declaração). Atestado de freqüência escolar (para famílias com estudantes); cartão da família e SUS.

 

FORMA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO

Por procura espontânea; por busca ativa; por encaminhamento da rede sócio assistencial; por encaminhamento das demais políticas públicas, pelos diversos canais de denúncia.

Acompanhamento familiar e/ou do usuário em seu domicilio, conforme a necessidade e de acordo com a elaboração do Plano de Desenvolvimento do Usuário.

 

PREVISÃO DO PRAZO MÁXIMO PARA A PRESTAÇÃO DO SERVIÇO

Os atendimentos deste serviço são realizados de forma imediata e em casos específicos em caráter de urgência (denuncias).



Passo a Passo

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Os profissionais recebem a demanda que pode ocorrer de forma espontânea, encaminhamentos da rede sócio assistencial ou busca ativa, acolhem a família/usuário, por meio de escuta, entrevista, visitas domiciliares e acompanhamento, onde é elaborado o Plano de Desenvolvimento do Usuário – PDU, onde serão identificados os objetivos a serem alcançados, as fragilidades e potencialidades da família durante o acompanhamento da equipe técnica do CRAS.

Informações Adicionais
LOCAIS E FORMAS PARA MANIFESTAÇÕES
NELSO CARPE DA SILVEIRA E-mail: assistenciasocial@seara.sc.gov.br Ouvidoria Telefone: 049 3452-0028 08:00 h às 11h30 min e das 13:00 h às 17h30 min Avenida Beira Rio, nº 434, Centro, CEP: 89.770-000

Órgão / Entidade responsável
  • Assistência Social -
  • AV. Beira Rio, 343 - Centro
  • (49) 3452-0028 - Principal
  • assistenciasocial@seara.sc.gov.br

Atendimento preferencial
Lei Federal 10.048 / 2000
As pessoas em qualquer uma das situações abaixo tem a prioridade de atendimento garantida por Lei.
  • Portadores de Deficiência
  • Idosos
  • Gestantes e lactantes
  • Pessoas com criança de colo
  • Obesos