PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA – PAIF

PAIF – Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família ofertado pelo CRAS que visa fortalecer a função protetiva das famílias, prevenindo ruptura de vínculos, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.

A oferta do PAIF viabiliza o encaminhamento dos usuários para os serviços da Assistência Social ou de outras unidades por meio de atendimentos individuais ou coletivos (PAIF em grupo).

O CRAS de Seara atende atualmente 06 grupos de PAIF distribuídos na área urbana e rural do município, os quais são:

  • PAIF/BPC:Famílias Superespeciais – 1ª quarta-feira de cada mês às 14 horas, no CRAS;
  • PAIF CRAS: Bairros Monte Castelo e Nossa Senhora Aparecida – 2ª quarta-feira de cada mês às 14 horas, no CRAS;
  • PAIF Vila Esperança: 2ª terça-feira de cada mês às 14 horas, no bairro Vila Esperança;
  • PAIF Toldo Pinhal: 3ª terça-feira de cada mês às 14 horas, na área indígena Toldo Pinhal;
  • PAIF Linha Pinhal: ultima quarta-feira de cada mês, bimestralmente, às 14 horas, no centro comunitário da comunidade;
  • PAIF Linha Rosário: ultima quarta-feira de cada mês, bimestralmente, às 14 horas, no centro comunitário da comunidade;

 

OBS.: O PAIF grupo classificasse-se como grupo aberto, razão pela qual o ingresso de participantes pode ocorrer em qualquer tempo. Atualmente, cada grupo tem um número de quinze a vinte participantes, totalizando aproximadamente 90 famílias.

 

REQUISITOS/DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Requisitos: Famílias em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, do precário ou nulo acesso aos serviços públicos, da fragilização de vínculos de pertencimento e sociabilidade e/ou qualquer outra situação de vulnerabilidade e risco social residentes nos territórios de abrangência do CRAS.

Documentos: Certidão de nascimento ou casamento; RG, CPF, Título de eleitor, carteira de trabalho; comprovante de residência (declaração). Atestado de frequência escolar (para famílias com estudantes); cartão da família e SUS.

 

FORMA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO

Por procura espontânea; por busca ativa; por encaminhamento da rede socioassistencial; por encaminhamento das demais políticas públicas.

 

PREVISÃO DO PRAZO MÁXIMO PARA A PRESTAÇÃO DO SERVIÇO

Os atendimentos deste serviço são realizados de forma imediata e conforme a demanda e/ou problemática requerer mais tempo por conta do acompanhamento ao usuário.



Passo a Passo

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No CRAS o trabalho social com famílias e indivíduos inicia-se pela acolhida do usuário. Os técnicos (assistente social e psicóloga) realizam o atendimento com escuta, entrevista e orientação; encaminhamentos para a rede socioassistencial quando necessário; acompanhamento familiar ou particularizado com visitas domiciliares, estudos e relatórios psicossociais; atendimento por meio de grupos de famílias de forma contínua; atividades comunitárias e buscas ativas de indivíduos.

Informações Adicionais
LOCAIS E FORMAS PARA MANIFESTAÇÕES
NELSO CARPE DA SILVEIRA E-mail: assistenciasocial@seara.sc.gov.br Ouvidoria Telefone: 049 3452-0028 08:00 h às 11h30 min e das 13:00 h às 17h30 min Avenida Beira Rio, nº 434, Centro, CEP: 89.770-000

Órgão / Entidade responsável
  • Assistência Social -
  • AV. Beira Rio, 343 - Centro
  • (49) 3452-0028 - Principal
  • assistenciasocial@seara.sc.gov.br

Atendimento preferencial
Lei Federal 10.048 / 2000
As pessoas em qualquer uma das situações abaixo tem a prioridade de atendimento garantida por Lei.
  • Portadores de Deficiência
  • Idosos
  • Gestantes e lactantes
  • Pessoas com criança de colo
  • Obesos