Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

Secretaria da Assistência Social alerta contra formas de violação de direitos com a pessoa idosa

 O dia 15 de junho marcou o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa. O envelhecimento populacional é um fenômeno mundial. Só no Brasil, existem quase 20 milhões de pessoas idosas. Isso representa 11% da população, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), Censo 2010. 

As projeções apontam, também, que em 40 anos o percentual de pessoas idosas deve triplicar no Brasil, aproximando-se de 29,7% da população. Segundo tais projeções, em 2050 haverá duas vezes mais idosos do que crianças na sociedade brasileira. Em Seara o Conselho Municipal dos Idosos é órgão atuante e que trabalha na garantia de seus direitos.

O Assistente Social da Secretaria Municipal da Assistência Social Jairo Zanluchi destaca que existem vários tipos de violência contra o idoso, ela pode ser física, sexual, psicológica, econômica ou de negligência. “Em Seara temos maior incidência de casos de negligência, ou seja, omissão de cuidados necessários por parte das famílias que cuidam o idoso. Além disso, registram-se casos de violência econômica, (exploração ilegal de ordem patrimonial ou financeira) e a violência psicológica (que consiste em agressão verbal ou gestual com a intenção de denigrir ou humilhá-lo)”.

A responsável pela Secretaria Municipal da Assistência Social Jordane Fabrin comenta que “para garantir o envelhecimento das pessoas de forma saudável e tranquila, com dignidade, sem temor, opressão ou tristeza, precisamos trabalhar intensamente na prevenção da violência e na identificação e no encaminhamento correto de casos de violência”. Denúncias podem ser feitas através do Disque 100 ou na Secretaria pelo telefone 3452 0028. Não é necessário se identificar.

 

FONTE: ASCOM