Encerrada programação do Outubro Rosa em Seara

Durante todo o mês de Outubro, diversas ações foram desenvolvidas na prevenção do câncer

Tendo como finalidade a prevenção e alerta dos perigos do câncer de mama, a Secretaria Municipal da Saúde e Rede Feminina de Combate ao Câncer de Seara realizaram, durante o mês, diversas ações de conscientização no município.

A programação contou com caminhada com distribuição de material educativo, realização do dia “D” do preventivo, com coleta de material para exames do colo do útero, encaminhamentos de exames de mamografia, realização do chá rosa, missa na Igreja Matriz, dentre outras atividades.

O município sancionou a lei n° 1657, de 29 de Setembro de 2011, que institui o Outubro Rosa em Seara. A presidente da Rede Feminina Gercemina Paludo comenta que “o objetivo de prevenir o câncer, especialmente de mama e de útero, com as mulheres searaenses, foi alcançado”.

Novembro Azul

O câncer de próstata é o câncer mais frequente no sexo masculino, ficando atrás apenas do câncer de pele não menaloma. Estatísticas apontam que a cada seis homens, um é portador da doença.

No intuito de conscientizar a população masculina sobre a doença e visando a diminuir a taxa de mortalidade que ainda é alta, acontece mundialmente o movimento Novembro Azul, iniciativa que já faz parte do calendário nacional das campanhas de prevenção no Brasil. O objetivo é combater a doença e, principalmente, motivar a população masculina a fazer exames preventivos.

A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que homens a partir de 50 anos procurem seu urologista para discutir a prática e a realização da avaliação. Aqueles com maior risco da doença (história familiar, raça negra) devem procurar o urologista a partir dos 45 anos. (Fonte: Sociedade Brasileira de Urologia).

O Secretário Municipal da Saúde Odair Felippe comenta sobre o Novembro Azul em Seara.  “Esse mês é dedicado à prevenção da saúde do homem e os profissionais de saúde estarão orientando e conscientizando o público masculino quanto à importância da realização de exames preventivos”.