Prefeitura inaugura Casa do Empresário Searaense

Ato inaugural ocorreu na noite de terça-feira em Seara

A Prefeitura de Seara através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico inaugurou, na terça-feira, 20 de Dezembro, a casa do Empresário Searaense. O espaço, localizado na Avenida Anita Garibaldi, junto a Praça Harry Quadros de Oliveira, foi reformado e abriga a Sala do Empreendedor, Associação Empresarial de Seara e escritório da JUCESC. O investimento foi superior aos R$ 20 mil. Na oportunidade foi assinado termo de cooperação da Sala do Empreendedor entre Município e ACIS e também entregue convênio no valor de R$ 30 mil para a Associação Empresarial de Seara para o desenvolvimento das atividades do Programa de Desenvolvimento Econômico Local – DEL. A Prefeita Laci Grigolo e diversas autoridades e lideranças empresariais participaram do ato.

O Diretor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Chonio Renner destacou o empenho de todos os envolvidos no processo de instalação da Casa do Empresário Searaense. “Iniciei o trabalho junto a Secretaria em 2013 e implantamos diversas ações e essa estava nos planos e hoje é realidade. Um local onde abriga órgãos diretamente ligados ao setor empresarial e que foi criado com o objetivo de viabilizar um ambiente favorável de negócios além de fomentar parcerias entre as instituições. Exemplo de parceria que deu certo foi com o SEBRAE, onde diversas capacitações foram desenvolvidas para o setor empresarial do município”.

O Coordenador Regional Oeste do SEBRAE Enio Parmeggiane disse que “o município de Seara é exemplo para o Estado, pois hoje é o único que faz licitações por delimitação de território, ou seja, impede que empresas de fora atuem no município, fazendo com que somente empresas da região participem e forneçam produtos e serviços para a Prefeitura, valorizando as empresas searaenses e regionais”.

A Consultora do SEBRAE Sisse Velozo elogiou a equipe dos setores de compras, licitações e tributação e enfatizou os avanços que o município registrou, especialmente no que se refere a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, implantada pela Lei Complementar número 123/2006 e alterada pela Lei Complementar número 147/2014. “Essas leis dispõem sobre os benefícios e tratamentos diferenciados quanto aos MEIs (Micro Empreendedores Individuais), ME (Micro Empresas) e EPP (Empresas de Pequeno Porte). Hoje o município possui um processo desburocratizado, permitindo maior agilidade nos trâmites”.

O Presidente da Associação Empresarial Gilson Michaelsen agradeceu o apoio da diretoria e associados e também a parceria entre Prefeitura e ACIS. “Com certeza esse novo espaço vai dar maior visibilidade a ACIS e vai atender ainda melhor todos os empresários searaenses”. O Presidente da Câmara de Vereadores Flavio Zolet parabenizou a Administração Municipal pela viabilização do espaço.

A Prefeita Laci Grigolo destacou a importância da viabilização do novo local. “Esse espaço é destinado aos empreendedores searaenses, pois Seara é uma cidade de pessoas empreendedoras. A Casa do Empresário Searaense foi pensada para atender as necessidades do empresariado que, a partir de agora, encontra, num mesmo local, setores que o auxiliarão nas mais diversas questões. Em 2009 trouxemos o escritório da JUCESC, outra conquista para o município e que agora também vai atender neste espaço”.