FAEPS tem recorde de público e destaque em organização e qualidade

Mais de 10 mil pessoas prestigiaram no último final de semana a X Festa Catarinense da Suinocultura e a V Festa do Agricultor e da Pecuária Searaense (Faeps). O evento apresentou ao Brasil a força do agronegócio catarinense e a vocação da região Oeste para produzir proteína animal de excelência para o mundo.

A festa faz parte do calendário de comemoração do aniversário de Seara, que completou 63 anos na segunda-feira, 3. “Aqui a nossa agropecuária é forte. Apesar do momento difícil no cenário nacional, essa feira é importante para a gente mostrar que estamos unidos, que Santa Catarina e o Brasil produzem com qualidade”, diz o prefeito de Seara, Kiko Canalle.

Conforme o presidente do Núcleo Municipal de Criadores de Suínos de Seara, Francisco Canossa, a Festa incentiva o consumo da proteína e também proporciona momentos de lazer para o homem do campo e seus familiares. “Servimos gratuitamente mais de quatro mil quilos de carne suína para a população. Essa feira foi um grande sucesso e essa edição foi uma das maiores que já fizemos”.

Diversas lideranças do setor agrícola marcaram presença no evento realizado no CTG Seara e Pampa. Em um momento em que o Brasil está fragilizado economicamente, Seara mostra que a suinocultura catarinense é uma potência mundial.

Concurso Gastronômico

Um dos grandes momentos da Festa foi o Concurso Gastronômico da Carne Suína. Churrasqueiros de várias partes do município prepararam suas melhores receitas com a proteína animal mais consumida no mundo. Os pratos foram avaliados por personalidades representativas do agronegócio brasileiro, sendo que os melhores foram condecorados com troféus. “O pessoal se dedicou bastante para fazer pratos de qualidade. Com certeza foi apresentado toda versatilidade da carne suína”, destaca o presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS), Losivanio Luiz de Lorenzi.

O secretário de Agricultura de Seara, Ernesto Gomes, reitera que a carne catarinense pode ser consumida por toda a família. “Aqui na nossa festa comprovamos isso. Temos pessoas de todas as idades consumindo carne de qualidade. Aqui a carne é forte”.

Melhor do Brasil

Além de ser uma das principais cidades do Oeste de Santa Catarina, Seara é lembrada por ter o melhor suinocultor do Brasil. No ano passado, a revista PorkWorld premiou Jacob Biondo como o melhor produtor do Brasil. O reconhecimento gerou diversas homenagens ao longo da festa, reconhecimento que seu Jacob divide com os irmãos Fábio e Mauro. “Nós queremos compartilhar esse reconhecimento com todos os nossos colaboradores e com o povo searaense. Temos o apoio da ACCS, que sempre nos ajuda. É por isso que estamos trabalhando com animo na atividade”, relata Jacob.

Homenagens

Durante o cerimonial de abertura da Festa Catarinense da Suinocultura, produtores pioneiros de vários segmentos foram homenageados. O Núcleo Municipal de Criadores de Suínos de Seara condecorou também o presidente da ACCS com uma placa de reconhecimento pelo trabalho em defesa dos produtores.