Escola e comunidade em sintonia

“Considerando as alegações de que os alunos estão desenvolvendo “trabalhos” que não competem à eles, ressaltamos que o fazer pedagógico não está atrelado a quatro paredes de uma sala de aula. Formar um cidadão envolve muito mais do que o repasse de conhecimento científico, por isso em nossa escola desenvolvemos projetos a fim de cumprir nosso papel enquanto formadores de cidadãos conscientes, críticos, criativos, com sensibilidade e conhecimento para atuarem no seu meio como agentes transformadores da realidade e produtores de novas relações sociais” disse a Diretora da Escola Núcleo Caraíba, Graciele Grosbelli Schumann.

Desde o ano de 2003, a escola Núcleo Caraíba desenvolve um projeto, em parceria com a comunidade, que visa à conscientização referente à importância da reciclagem de materiais como plástico, papelão, lata, vidro e pilha, bem como o consumo consciente de produtos industrializados geradores de resíduos.

O projeto é desenvolvido seguindo um cronograma previamente elaborado pela escola. Os alunos, acompanhados por professores e equipe gestora, devidamente autorizados pelos pais, visitam, semanalmente, os moradores do distrito para recolherem o lixo seco que é selecionado e separado pelos moradores locais.

Os materiais coletados são separados pelos alunos e professores e acondicionado em bags, fornecidos por uma empresa de coleta seletiva de resíduos sólidos, após são armazenados em um galpão cedido pela Prefeitura de Seara, que fica próximo à Unidade Escolar.

Estas ações procuram sensibilizar a comunidade escolar quanto à importância da reciclagem para a preservação dos recursos naturais.

 

Com vistas ao desenvolvimento de práticas voltadas para uma educação contextualizada, no ano de 2016 reativamos a horta escolar. Além do cultivo e manejo da terra, passamos a dar o destino correto ao lixo orgânico produzido na escola adotando o uso de composteiras a fim de produzir um adubo de qualidade a ser utilizado na horta.

 

Como a escola não utiliza os legumes e verduras produzidos na escola por haver fornecimento do lanche por empresa terceirizada, tudo o que é produzido na horta é distribuído na comunidade que contribui, ano após ano, separando e entregando o lixo que produz para que possamos dar o destino correto, cumprindo, assim, também, nossa função social.

“Os resultados mostram que conseguimos transformar a escola num espaço realmente educador, no momento em que as ações passaram a ser coletivas e foram além de seus muros, alcançando a comunidade e as famílias” finaliza a diretora da escola.