Seara se despede de Dona Inês

Mensagem à Família Detoni,

Dirigimo-nos respeitosamente aos Familiares da Digníssima Sra. Inês Grando Detoni para expressar, em nome da administração municipal de Seara, os sentimentos de profunda tristeza pela irreparável perda de nossa amiga, que dedicou sua vida em prol de seus queridos familiares e também na missão de educadora, historiadora e propulsora da cultura do município de Seara.

Acreditamos que quaisquer palavras redigidas ou pronunciadas não seriam suficientes para amenizar a dor que estão sentindo.

A D. Inês foi uma mulher exemplar que deixa as boas lembranças, as marcas nos caminhos que percorreu, pois sua atuação sempre foi muito forte, muito decisiva. Mulher de visão, de iniciativa, trabalhadora, guerreira, que deixa um grande legado para a comunidade searaense. Embora sua formação fosse voltada à educação, missão que desempenhou com muita honra e sabedoria, também dedicou grande parte da sua vida profissional em atividades de resgates históricos e atividades culturais, e seu prazer, podemos assim dizer, era o canto coral, pois além de reger o Coral de Seara, fazia longos percursos para fomentar e reger grupos de canto coral de outras cidades.

Dona Inês era dona de um enorme coração e de uma grande sabedoria. Deixa aos que tiveram a oportunidade de conviver com ela, grandes ensinamentos, muitos exemplos. Tinha bom gosto e muito capricho, gostava de ver canteiros floridos, cidade decorada para datas alusivas, ia em busca, fazia acontecer.

Sempre muito sábia, em toda a sua vida profissional soube conduzir as atividades que a ela fossem atribuídas. Seu envolvimento e conhecimento foram de grande importância no processo de aquisição da coleção e criação do Museu Fritz Plaumann; da aquisição do moinho e da criação da Casa da Cultura Biágio Aurélio Paludo; da criação do Centro de Memória Antonio Zanuzzo; da aquisição e criação da Casa da Viúva Nute; dentre outros.

É homenageada pela comunidade por aqueles que a admiravam por tudo quanto fez em favor de Seara, pela grandiosidade da sua contribuição pessoal e profissional, pela decência, respeito, responsabilidade e cordialidade. Fica na comunidade seu bom exemplo, suas ações, um ícone da cultura e da história de Seara.

Ressaltamos a importância da homenagem prestada, uma justa homenagem para uma filha ilustre que muito contribuiu para o desenvolvimento do município de Seara.

Desta forma externamos a nossa tristeza e manifestamos a nossa solidariedade e condolências à família Detoni e como forma de expressar o nosso sentimento diante deste momento tão triste, deixamos o nosso abraço.

Edemilson Canale

Prefeito de Seara

Flavio Ragagnin

Vice Prefeito de Seara

Seara, SC, 08 de janeiro de 2019.