PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA – SCFV

SCFV – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos: é um serviço realizado com grupos organizado de modo a prevenir as situações de risco social, ampliar trocas culturais e de vivencias, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos e incentivar a socialização e a convivência comunitária. Possui caráter preventivo, pautado na defesa dos direitos e desenvolvimento das capacidades e potencialidades de cada indivíduo.

O serviço atende crianças e adolescentes de 3 a 15 anos, sendo que as atividades acontecem sempre no horário oposto ao da escola, fazendo-os desenvolver atividades produtivas ligadas à cidadania e cultura.

O atendimento acontece semanalmente da seguinte forma:

  • Segunda-feira e quinta-feira: atendimento no núcleo, com oficinas e orientação, nos turnos matutino (8h e 30min às 11h e 20min) e vespertino (13h e 30 min às 16h e 30min), para crianças e adolescente de 6 a 14 anos;
  • Quarta-feira: atendimento na Área Indígena Toldo Pinhal, com oficinas e orientação, no turno matutino, para crianças e adolescentes de 6 a 14 anos;
  • Quarta-feira: atendimento no núcleo com oficina e orientação, no turno vespertino, para crianças de 3 a 6 anos;
  • Quarta-feira: atendimento no núcleo, com oficina de capoeira, no turno vespertino, para crianças e adolescentes de 6 a 14 anos;

 

Com o objetivo de contribuir para um processo de envelhecimento ativo, saudável e autônomo o serviço também atende idosos, sendo:

  • Na última segunda-feira do mês do mês, no núcleo, com oficinas e orientações, no turno vespertino (14h às 16h).

 

OBS.: Para todos esses grupos é disponibilizado transporte de forma gratuita

 

REQUISITOS/DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Requisitos: Famílias em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, do precário ou nulo acesso aos serviços públicos, da fragilização de vínculos de pertencimento e sociabilidade e/ou qualquer outra situação de vulnerabilidade e risco social residentes nos territórios de abrangência do CRAS. Os integrantes destas famílias precisam ser crianças, adolescentes ou idosos.

 

Documentos:Certidão de nascimento ou casamento; RG, CPF, Título de eleitor, carteira de trabalho; comprovante de residência (declaração). Atestado de frequência escolar (para famílias com estudantes); cartão da família e SUS.

 

FORMA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO

Por procura espontânea; por busca ativa; por encaminhamento da rede socioassistencial; por encaminhamento das demais políticas públicas.

 

PREVISÃO DO PRAZO MÁXIMO PARA A PRESTAÇÃO DO SERVIÇO

Os atendimentos deste serviço são realizados de forma imediata e conforme a demanda e/ou problemática requerer mais tempo por conta do acompanhamentoao usuário.



Passo a Passo

1

Os profissionais por meio de demanda espontânea, encaminhamentos da rede socioassistencial ou busca ativa, acolhem a família e realizam uma avaliação referente à necessidade da inclusão da criança, adolescente ou idoso no serviço. A família passa a ser acompanhada pela equipe técnica do CRAS, que realiza um estudo psicossocial e a inscrição do usuário.

Informações Adicionais
LOCAIS E FORMAS PARA MANIFESTAÇÕES
NELSO CARPE DA SILVEIRA E-mail: assistenciasocial@seara.sc.gov.br Ouvidoria Telefone: 049 3452-0028 08:00 h às 11h30 min e das 13:00 h às 17h30 min Avenida Beira Rio, nº 434, Centro, CEP: 89.770-000

Órgão / Entidade responsável
  • Assistência Social -
  • AV. Beira Rio, 343 - Centro
  • (49) 3452-0028 - Principal
  • assistenciasocial@seara.sc.gov.br

Atendimento preferencial
Lei Federal 10.048 / 2000
As pessoas em qualquer uma das situações abaixo tem a prioridade de atendimento garantida por Lei.
  • Portadores de Deficiência
  • Idosos
  • Gestantes e lactantes
  • Pessoas com criança de colo
  • Obesos