Seara vence prêmio nacional de Saúde

Programa preventivo “Escolhas da Vida” foi premiado como o melhor do sul do Brasil, em evento realizado em Fortaleza

A Saúde em Seara acaba de ser reconhecida nacionalmente. O programa ‘Escolhas da Vida’, de combate ao uso de drogas, venceu a “Mostra Brasil aqui tem SUS” como o melhor programa preventivo da região Sul do país. A premiação ocorreu no sábado, 4 de junho, ao final do XXXII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, em Fortaleza-CE, que contou com a participação de mais de quatro mil gestores de saúde de diversos municípios brasileiros.

No evento, foram divulgados os 19 trabalhos vencedores da 13ª edição da “Mostra Brasil Aqui tem SUS”. Foram premiadas as cinco melhores experiências por região brasileira – a qual Seara foi destaque, e outras 14 por temática prevista no edital de abertura. O objetivo da Mostra é criar um espaço de compartilhamento de ações bem-sucedidas desenvolvidas pelos municípios para o fortalecimento do SUS. Foram mais de 300 trabalhos inscritos dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal.

O Programa “Escolhas da Vida” é desenvolvido pelo CAPS – Centro de Atenção Psicossocial, juntamente com as Estratégias de Saúde da Família e a Secretaria Municipal de Educação. A ação premiada foi desenvolvida durante a semana de combate às drogas, de 22 a 26 de junho de 2015, na sede do CAPS de Seara, com o tema “Escolhas da Vida”. Durante a semana, cerca de 600 pessoas participaram da atividade, entre alunos do ensino médio do município, professores e comunidade. Também foram distribuídos para as famílias, através das agentes comunitárias de saúde, um panfleto informativo sobre prevenção do uso de drogas.

A Enfermeira e coordenadora do CAPS, Aneli Mior, comenta que “é muito bom ser reconhecido pelo trabalho desenvolvido. Esta ação nos mostrou que podemos trabalhar de formas diferentes a questão das drogas com os jovens e colher bons frutos”. A Psicóloga do CAPS, Claudia Fantin, destaca que “a atividade foi pensada cinco meses antes da semana de combate às drogas, por isso uma ação deste porte será feita a cada dois anos. Neste ano outras ações serão desenvolvidas e o que nos motiva a continuar são os resultados positivos alcançados com os jovens”.

FONTE: ASCOM