O jeito Kiko de administrar

Aos poucos o prefeito de Seara, Kiko Canale, vai reorganizando a administração e mostrando formas de administrar com responsabilidade.

A prefeitura de Seara possuía uma dívida junto a UNIÃO (Governo Federal) assumida no ano de 1999, referente a financiamentos na Caixa Econômica Federal e Badesc. Desde então vinha sendo pago uma parcela mensal com vencimento em dezembro de 2029.

Quando assumiu a administração, neste ano, o prefeito Kiko Canale e o Secretário de Administração, Neri Cosman, buscaram a renegociação desta dívida junto ao Banco do Brasil.

O Saldo devedor em sete de março deste ano, estava em R$ 778.154,07. Para quitar essa divida a Prefeitura teria que pagar até o ano de 2029 o valor de aproximadamente R$ 9 mil todos os meses.

O resultado da renegociação desta divida foi muito positivo, um abatimento de R$ 718.431,07 em decorrência das variações monetárias e taxas de juros aplicados no período, sendo que, o Governo Federal reconheceu como juros abusivos aplicados sobre esta operação.

O custo desta renegociação junto ao Banco do Brasil foi de R$ 85 mil, pagos pela Prefeitura de Seara.

A partir desta renegociação a prefeitura que devia R$ 778.154,07 mil ficou com um saldo devedor desta operação de apenas R$ 59.763,00 com pagamento de parcelas que variam de R$ 450,00 à R$ 500,00 ao mês.

“Precisávamos urgentemente resolver essa questão, a prefeitura pagava R$ 9 mil reais todos os meses e o valor da dívida só aumentava. Pagamos R$ 85 mil, e em contra partida, diminuímos uma dívida que estava em R$ 778 mil para 59 mil. Essa é nossa forma de fazer gestão, isso é cuidar do dinheiro dos searaenses”, disse o prefeito Kiko Canale.